sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Novamente o oriente...

Tenho estudado muito algumas músicas como forma de conhecer melhor a música da índia. Destaco aqui duas. Ambas são músicas de devoção, amor ao divino e elevação espiritual mas pertencem a esferas bastante diferentes. O primeiro uma peça de Nusrat Fateh Ali Khan, verdadeira lenda da música da região paquistanesa do Punjab e mestre do estilo qawwali. O nome da peça é Charkha, e faz referência ao tear manual. Postei aqui somente a segunda parte para chegar logo na seção de improvisações vocais, que é o que mais me assombra. (OBS: Uma única peça dessas pode durar mais de meia hora)




O segundo é um Bhajan cantado por Jandit Pasraj chamado Kasturi Tilakam e que celebra as belezas de Krishna. Uma peça muito mais curta e direta.




Noite a dentro escuto atrás dos detalhes. Me desafio a desvendar suas justezas melódicas. Duas maravilhas. Fortemente relacionadas entre si porém muitíssimo diferentes. O contraste acentuado entre as duas por si só já me diz muito sobre a diversidade do sub-continente indiano.

Depois que eu terminar de escutar e reescutar essas músicas farei um lanche e escreverei alguma coisa até a hora de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário