domingo, 24 de junho de 2012

Uma árvore é como um livro

De tanto ler livros, fiquei com vontade de plantar uma árvore. Alguma relação entre uma e outra há de haver.
Vista de minha janela 

A janela de minha sala sombreia-se numa linda árvore brasiliense. Talvez por ser ela mais alta que meu prédio, e por estar aqui há mais tempo que eu, seu aspecto retorcido me inspira respeito. Uma coisa em particular me causa admiração nela: a grande quantidade de pássaros que a frequentam, e em especial um tipo que a cada dois ou três minutos da o ar de sua graça: Beija flores (especialmente na época de chuvas). Com esta árvore ao meu lado não resisto em sentir certa superioridade em relação àqueles que põe aquelas medonhas flores de plástico acoplados a uma garrafinha com água e açúcar para atrair - sem sucesso - esses mesmos beija-flores.  Plantem uma árvore, estúpidos. (Devo confessar, porém, que eu também já tive uma dessas flores de plástico)

 Longe de ser frondosa, essa Bauhinia já se deixou ressecar bastante pelo fim das chuvas

É um local deveras bem frequentado, aqui. Tantas espécies de passarinhos pequenos e nem tão pequenos, que me envergonho em não saber seus nomes. Tomei, portanto, uma decisão. Vou plantar uma muda dessa bela árvore, mas antes, devo saber tudo que puder sobre ela. A que espécie pertence? Porque os pássaros a apreciam tanto? Que pássaros são estes? Como e onde devo plantar sua muda? Como fazer para ajudar a germinar sua semente? (sim, pois, quero plantar uma filha dessa mesma árvore).

Sementes que encontrei espalhados embaixo da árvore
Hoje tirei minhas primeiras fotos de minha nova-velha companheira e iniciei a pesquisa. Minhas suspeitas de botânico-mais-que-amador se confirmaram de que se tratava de uma Pata-de-vaca, ou mais precisamente, uma Bauhinia, mas qual espécie será? Só na wikipedia listei 125 espécies diferentes de Bauhinia. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhinia). O meu trabalho está só começando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário